Certa vez, um professor meu postou uma série de conselhos do saudoso Chick Korea sobre improvisação. Os dezesseis conselhos surgiram de uma palestra dada na Berklee College of Music pelo pianista em abril de 1985.
Achei tão fascinante como eram simples e muito valiosas as ideias que estavam escritas ali, que salvei e nunca mais deixei de ter em mãos. Trago aqui pra ficar registrado no meu blog pra que a gente possa ler sempre que puder e precisar. Salve em seus favoritos, e compartilhe com os amigxs improvisadores ou aspirantes que que precisam ler isso:
- Toque apenas o que você ouve.
- Se você não ouvir nada, não toque nada.
- Não deixe seus dedos e mãos vagarem – coloque-os intencionalmente, conscientemente.
- Não improvise indefinidamente – toque algo com intenção, desenvolva ou não, mas depois termine, faça uma pausa.
- Deixe espaço – crie espaço – intencionalmente crie lugares onde você não toca.
- Fique atento para a sua mixagem. Ouça o seu som em termos de volume e ajuste-o ao resto da banda e à sala.
- Se você tocar mais de um instrumento ao mesmo tempo – como um kit de bateria ou vários teclados – verifique se eles estão equilibrados entre si, a mixagem também é sua responsabilidade.
- Não faça nenhuma música mecanicamente ou apenas por meio de padrões de hábito. Crie cada som, frase e peça com escolha – deliberadamente.
- Guie sua escolha do que tocar pelo que você gosta – não pelo que outra pessoa vai pensar.
- Use o contraste e equilibre os elementos: alto / baixo, rápido / lento, alto / suave, tenso / relaxado, denso / etéreo.
- Toque para fazer os outros músicos soarem bem. Toque coisas que farão com que a música em geral soe bem.
- Toque com o corpo relaxado. Sempre libere qualquer tensão que você criar.
- Crie espaço – comece, desenvolva e termine frases com intenção. Ideias com começo, meio, e fim.
- Nunca bata ou bata em seu instrumento – toque-o com facilidade e graça.
- Crie espaço – depois coloque algo nele.
- Use a imitação de forma esparsa – principalmente procure criar frases que contrastem e desenvolvam as frases dos outros músicos.