O que canções folclóricas nos dizem sobre harmonia brasileira?

O post de hoje é principalmente par que a gente consiga corrigir as atividades da aula 13 do curso Harmonia da canção Brasileira. Nele, a gente estuda harmonia à partir de canções do Brasil. Canções que passam por gêneros como o samba, a bossa nova, um pouco de choro, mas que também passa pelas canções folclóricas.

Já parou pra pensar por que algumas sensações da harmonia são tão “naturais” pra nós? É claro, elas tem um lastro. Um lastro cultural, uma ontologia. Você sabe que nós herdamos a harmonia da Europa. Alguns podem dizer se é herannça ou epistemicídio musical, mas o fato é que ela está aí. E já que somos músicos brasileiros e queremos entender de harmonia, algumas dessas canções são incontornáveis, por que estão operando nesse lastro, e ouvimos elas passivamente ao longo de nossas vidas, nas novelas, nas brincadeiras, na escola, enfim, em diversos ambientes.

As canções folclóricas estão intimamente ligadas aos três níveis de harmonia que já estamos estudando, que são a Base, a Trilha, e a Trilha mais os dominantes secundários. Dito isso, bora para o vídeo e para a correção da primeira atividade da aula 13:

Você tem conseguido então pensar esses eixos harmônicos? Já tem sentido as sensações de repouso, tensão e afastamento ao ouvir por exemplo a melodia de uma canção folclórica? Deixa aí nos comentários!

Referências

PAZ, Ermelinda Azevedo. 500 canções brasileiras. L. Bogo Editor, 1989.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Formação intercultural em música: perspectivas para uma pedagogia do conflito e a erradicação de epistemicídios musicais. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação-UFMS, 2017, 23.45.

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