Na última aula ficamos falando e tocando vários acordes dominantes pra exercitar o seu tempo de resposta. Hoje a gente vai ver que dá pra enfiar dominante em vários lugares;
Mas primeiramente vamos tocar essa música, então mão na massa. Bora ouvir e tocar:
Atividade 01
- Ouça a música uma vez. Ouça a melodia e toque, na velocidade que precisar, não importa quão lento, progressivamente e falando:
- Na bruma
- Na bruma leve
- Na bruma leve das paixões
- Na bruma leve das paixões que vem de dentro
- Repita do começo, um pouco mais rápido
- Faça o mesmo para a segunda frase e para o refrão
- Fale o nome da nota de apoio da frase da melodia (tempo forte)
- Ouça às notas graves:
- Veja com qual nota da melodia ela coincide nos tempos fortes;
- Quantos sustenidos/bemóis tem na melodia?
- Chute um tom pra essa canção, toque o Campo Harmônico e comente o porque escolheu
- Qual nota e acorde as frases começam e terminam?
- Sugira e toque um acorde para cada nota de apoio das duas frases;
- Defina e toque um acorde por compasso para o resto dos compassos das duas frases;
Uma vez li de um cara chamado Murray Shaffer que a melodia é quando a gente leva uma nota pra passear. Se a melodia é isso, acho que o tom é a casinha que ele sempre volta no fim do dia depois do rolê.
Cada acorde dessa canção pode ter uma dominante que não é exatamente do campo harmônico.
Todo acorde que tem quinta justa pode ter uma dominante própria, que faz a anunciação do acorde mesmo que não seja a Tônica;
Em termos de reharmonização, tocar o acorde e/ou sua quinta pode ser apenas um reforço ou reiteração, ou de troca de assunto talvez;
Uma acorde também não é uma função, ele assume uma função em diferentes contextos e do jeito que a gente quiser;
Não existe a harmonia certa, Harmonia é só uma roupa pra melodia. Talvez uma questão de gosto, contexto e estilo;
Atividade 02
- Faça esses acordes aí: Am, C, G, Em, F;
- Toque todos os acordes da canção em baião.
- Agora faça esse ritmo comigo, não se apegue à partitura, ouça o som:
- Tocar o ritmo do Ixejá FALANDO, depois no seu CORPO;
- Toque o ritmo do Baião FALANDO, depois no seu CORPO;
- Tocar em um acorde só – Am;
- Passar a tocar Am – C – G;
- Se tiver difícil, faz mais devagar, baixa a backing track aqui e vai na maciota;
- Escolha o ritmo que você tiver mais facilidade pra tocar a música por enquanto;
O Ijexá é um ritmo nascido na cidade de Ilesa, na Nigéria e é super presente nos rituais de candomblé por exemplo. O ritmo foi ficando mais conhecido pelos cortejos e pelas manifestações populares que foram o inserindo aos poucos em festas como o carnaval. O grupo Filhos de Gandhy fundado em 18.02.1949 tem uma contribuição nesse sentido. De forma sintética, o Ijexá então é o ritmo, e o Afoxé é o cortejo, é a manifestação cultural num sentido mais amplo.
Atividade 03 – Tarefinha pra casa
- Você conseguiu descobrir o tom que tá a música?
- Lembre se de reunir todas as informações que conseguimos coletar na aula:
- Transponha a melodia e a harmonia para ré maior
- DESAFIO: Faça um vídeo com o resultado, e poste o link nos comentários.
Asissta a aula:
Baixe a partitura
Baixe a backing track:
REFERÊNCIAS
[ARTIGO] DA SILVA, Felipe Corbani; MADEIRA, Bruno. O ijexá nas levadas de violão: análise de três casos no repertório popular. Per Musi, n. 41, p. 1-14, 2021.
[MAIS PARTITURAS] – https://brasilsonoro.com/?s=anuncia%C3%A7%C3%A3o
[VIDEO] – Alceu Valença @ Coala.FSTVL 2022 – https://www.youtube.com/watch?v=1D0_IbWO3Ls&ab_channel=CoalaTV
[ARQUIVO] https://backingtrackbrasil.com/alceu-valenca/anunciacao
[ARTIGO] Filhos de Gandhy – https://pt.wikipedia.org/wiki/Filhos_de_Gandhy
[ARTIGO] AFOXE – https://pt.wikipedia.org/wiki/Afox%C3%A9_(cortejo)
[VIDEO] – https://www.youtube.com/watch?v=bc70OALt8Gs&t=5s&ab_channel=ColetivoEduca%C3%A7%C3%A3opelaArte