A dominante anuncia os teus sinais PT02


Na penúltima última aula ficamos falando e tocando vários acordes dominantes pra exercitar o seu tempo de resposta, e na última você aprendeu a tocar Anunciação do Alceu Valença. Hoje a gente vai ver que dá pra enfiar dominante em vários lugares.
Mas pra que serve a dominante individual e por que eu posso usar ela? Pra falar disso a gente vai “zuar” com a música do Alceu, no bom sentido. Primeiramente se você não tocou a música ainda, volte uma aula e vai lá tocar ela inteira:

Bora tocar

Aula 8 HCB – A dominante anuncia os teus sinais PT02

Você viu que várias vezes a melodia se choca com as dominantes, e por isso, pra essa música talvez não role muito reharmonizar assim.
Num contexto mais tonal, a gente evita choques de 2º e preserva as relações diatônicas.

Certa vez li de um autor chamado Murray Shaffer que a melodia é quando a gente leva uma nota pra passear. Se a melodia é isso, acho que o tom é a casinha onde ele sempre volta no fim do dia. Você lembra que a trilha é aquele segundo nível de harmonia que nós já conversamos aqui, ou seja, o eixo fundamental de quartas. Então, cada acorde dessa canção pode ter uma dominante que não é exatamente do campo harmônico.
Todo acorde que tem quinta justa pode ter uma dominante própria, que faz a “anunciação” desse acorde mesmo que ele não seja a Tônica, ou seja, ele tem potência pra se afirmar enquanto tônica. Em termos de reharmonização, tocar o acorde ou sua quinta é só um reforço, não é algo que necessariamente altera a função. Uma acorde também não é uma função, ele assume uma função em diferentes contextos e do jeito que a gente quiser. Harmonia é uma roupa para a melodia e o músico é o estilista.

Atividade

Vamos olhar rapidão pro ciclo das quintas:
1.Toque o ciclo das quintas;
2.Toque os acordes de base e trilha em dó, sol, ré, lá;
3.Toque as dominantes individuais de cada um dos acordes acima;

Ciclo das quintas
Ciclo das quintas com Dominantes Secundárias para as regiões de Dó maior
Ciclo das quintas com dominantes secundárias para todos os tons do sistema tonal ocidental


Prerceba que base e trilha são muito próximos, a diferença entre Dó maior e Fá, é só o Si bemol, e a diferença entre Sol e Dó é só o Fá sustenido.
Se lembra da série harmônica? Se não viu essa aula, vai lá ver:

https://reinaldoneves.com.br/como-a-serie-harmonica-pode-te-ajudar-a-entender-harmonia/

Se cada acorde com a quinta justa no C.H.(Campo harmônico) pode ter sua dominante, então o que fizemos foi botar uma dominante antes de todos os acordes pra anunciar/preparar eles. Resumindo: O quinto grau do C.H. é a dominante primária do tom. Já quando surge uma dominante de um acorde com 5J que pertence ao C.H. a gente chama de dominante secundária. E quando as dominantes são de qualquer acorde, mesmo que não seja do C.H., chamamos de dominante individual;

Conclusão

É isso, as dominantes são como uma ceta numa trilha, te levam pra uma direção, ou pra outra.
Parabéns, hoje você viu que dá pra enfiar dominante individual em quase tudo, mas por enquanto só anunciamos acordes da própria harmonia da música, ou seja, acordes com quinta justa e que estavam sendo preparados por dominantes na Anunciação do Alceu Valença

Toda música tem um contexto, algumas são mais cordais, outras aceitam mais dissonâncias.
Mas a melodia é mais ou menos soberana e tudo isso tem que ser levado em consideração na hora de reharmonizar. Eu vou provocar você a pensar então em como seria reharmonizar com dominantes de acordes que não estão no campo harmônico, ou seja, usar cetas pra caminhos desconhecidos dessa trilha?
E mais: Você já deve ter ouvido falar do ii-V certo? E então você deve pensar, se cabe um V em vários momentos na harmonia, será que cabe também um ii-V?

Vou deixar de tarefa aqui uma música do Caetano Veloso chamada Sampa, você vai analisar o que é dominante primária e secundária e circular aí na partitura com: DP(Dominante primária) ou DS(Dominante secundária)
Vamos tocar e analisar isso na próxima aula, feshow?

E se você ainda não sabe, esse post faz parte de uma série de aulas do meu curso Harmonia da canção brasileira HCB, um curso completo de harmonia gratuito. A playlist do curso tá aqui:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLNBVmP6AbU_Wm36r5y_hnAuwVFn1gWGcQ

É nóixx!

REFERÊNCIAS

[VIDEO] Alceu Valença @ Coala.FSTVL 2022 – https://www.youtube.com/watch?v=1D0_IbWO3Ls&ab_channel=CoalaTV
[UTIL] https://backingtrackbrasil.com/alceu-valenca/anunciacao
[ARTIGO] Filhos de Gandhy – https://pt.wikipedia.org/wiki/Filhos_de_Gandhy
[ARTIGO] AFOXE – https://pt.wikipedia.org/wiki/Afox%C3%A9_(cortejo)
[ARTIGO] DA SILVA, Felipe Corbani; MADEIRA, Bruno. O ijexá nas levadas de violão: análise de três casos no repertório popular. Per Musi, n. 41, p. 1-14, 2021.
[VIDEO] https://www.youtube.com/watch?v=bc70OALt8Gs&t=5s&ab_channel=ColetivoEduca%C3%A7%C3%A3opelaArte
[VIDEO] Secondary Dominants (12Tone) – https://www.youtube.com/watch?v=j89IWcPOLSw&ab_channel=12tone

Deixe um comentário

sete − dois =