Quando eu comecei a tocar, eu não tinha acesso à internet, nem computador. Na verdade antes mesmo de tocar, eu tinha decidido que seria baterista e formar banda com meus amigos. Sem bateria, sem repertório, sem conhecimento, tentei fazer aula em um projeto na prefeitura de São José do Rio Preto. Minha mãe ligou lá pedindo vaga, eles me botaram numa lista de espera e disseram que retornariam o assim que possível. Acontece que to esperando esse telefonema até hoje, e então eu fui aprender é o violão mesmo.
Mas meu contato com a música nessa época era passivo. Ou seja, eu ouvia o que passava na novela, na rádio, o que alguém botava pra tocar, ou coisa parecida. Até que uma das grandes transformações na minha vida aconteceu por conta um eletrodoméstico que minha mãe comprou, que foi um Microsystem da Gradiente 3 em 1, esse aqui:

A segunda melhor coisa que ela comprou, foi um CD de coletânea da Malhação 2003.
Não pelo CD em si, mas porque isso abriu pra mim uma janela de possibilidades, já que eu sabia que o disco original era caro, mas dava para:
- comprar um CD pirata baratão de qualquer banda que eu quisesse;
- gravar na fita, outro vinyl tocando na casa de amigos
- Se gravar na fita k7 com um cabo ligado no violão
Nessa época, só era possível tirar uma música se fosse de ouvido, mas eu descobri como me gravar também, com o violão ligado com um cabo p10 na entrada do rádio. Essa limitação da mídia, gerava escassez, e a gente acabava ficando com o próprio senso tonal como único recurso pra tocar música dos outros. Essa coisa do senso tonal tá sempre ligada a essas sensações que a gente tocou, fundamentalmente na música tonal, nessa sequência em dó de G –> C, um pulinho de quatro notas.
Se liga nesse intervalo
Não-(4j)-há o gente ó não. Ou sei-lá: Ou-(4J)-viram do Ipiranga […]
Consegue pensar em um outro som do intervalo que seja familiar? Quando eu era criança, eu ganhei um teclado de brinquedo do meu pai. Lembro como as melodias que vinham pré-gravadas no brinquedo me marcaram muito. Eu me emocionava só de ouvir a melodia ali com o som MIDI de um brinquedo de criança dos anos 90.
Além do brinquedo, a MTV também teve um papel fundamental na minha formação enquanto músico e diletante de música. Me lembro que uma das coisas que me motivou muito a tocar foi a melodia de Californication, do John Frusciante do Red Hot Chili Peppers que ouvi quando apareceu aquele clipe de jogo de vídeo game na TV. A melodia sempre foi algo que me marcou muito.
Anos depois eu descobri que uma das melodias do teclado de brinquedo que eu tinha ganhado do meu pai era Let It Be, dos Beatles. Assim como o Hino Brasileiro, Luar do sertão também começa como um intervalo de 4J ascendente (Mi-Lá). É muito importante pra gente como músico reconhecer um intervalo imediatamente quando ouvimos, assim como é também importante ser capaz de cantar um intervalo.
Os intervalos são a base pra gente sacar o que está acontecendo em nível de harmonia também. Para ouvidos pouco treinados, é muito mais fácil ao meu ver reconhecer um intervalo, uma melodia, do que uma harmonia logo de cara. Eu acredito que a melodia fala em um nível muito primal conosco, além do fato de que a maior parte da cultura pop que crescemos ouvindo usava e abusava da melodia e do ritmo como elementos fundamentais e protagonistas.
Procure tocar/cantar comigo os intervalos das melodias das canções que eu menciono no vídeo. Elas podem ser uma referência pro seu ouvido. Se tiver mais referências de intervalos, dropa aí nos comentários pra que a gente consiga aumentar também nossas referências coletivamente.
Atividade
- Ouça os intervalos que eu vou tocar, e anote quais você acha que são.
- Serão tocados três vezes cada intervalo.
- Se lembre: só tem dois tipos de intervalo:
- um ascendente (grave pro agudo)
- e um descendente (agudo pro grave)
- O primeiro passo é esse, a percepção de que, to saindo de baixo e indo pra cima, ou o contrário. Isso é tranquilo de ouvir pra você?
- Procure se relembrar de uma canção que você ouviu ou conhece, como nos exemplos que mostrei.
- Use seu instrumento como apoio, se precisar, relembre de canções folclóricas e infantis que você ouve desde criança, talvez desde antes de ter memória da sua primeira memória;
- Vai lá, mão na massa:
Esse canal e esse blog não são patrocinados por ninguém (além de mim mesmo), mas vou deixar uma dica de app pra treinar o ouvido, chamado: Ouvido perfeito. Lá tem várias lições pra você treinar progressivamente seu ouvido, e são muito bacanas, numa pegada de gamification. Mas talvez a melhor maneira de treinar o ouvido ainda seja o repertório. Ouça muita música, inspire-se, tenha referências.
Tem uma coisa que fazemos quando queremos perceber um som que é audiar ele. Audiar significa que você ouve um som que não existe ainda, só dentro da sua cabeça. Mas se ele existe dentro da sua cabeça, então ele tem alguma vida não é? Por isso estamos tentando criar memória afetiva em relação a cada intervalo, pra que você consiga audiar ele antes mesmo de existir, com base em uma referência sonoro/afetiva.
Mais atividade
- Você vai ver nove intervalos na tela;
- Audie esses sons na sua cabeça;
- Você vai ter um tempinho pra cantar eles, imediatamente depois de ver na tela;
- Procure relacionar o som que ouvir com uma música;
- Use seu instrumento como apoio se precisar;
- Grave um vídeo no seu celular fazendo a atividade e poste/envie pra mim (@reinaldoneves no instagram);
Conclusão: É conteúdo que você quer?
Vai um tempo pra que a gente consiga preparar conteúdo pra você, e é muito importante pra quem trabalha na internet saber se ele tá sendo útil, se tá reverberando. Aqui vai o PDF da aula:
Então é isso, se liga que sempre vou deixar várias partes do meu curso Harmonia da canção brasileira por aqui, e se você interessa pelo assunto, se inscreva aí na newsletter, no Youtube, no Instagram, no TikTok, na bagaça toda, pra gente ficar mais juntinho. Blz? Valeuuu
REFERÊNCIAS
FAIRBAIRN, ALBERTO AMERICANO. TOCAR DE OUVIDO: REFLEXÕES SOBRE A APOSTILA “INTENSIVO: TIRANDO MÚSICA DE OUVIDO” DE NELSON FARIA, A PARTIR DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA.
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.evilduck.musiciankit
https://musicclan.com.br/blog/intervalos-musicais/
https://www.musicca.com/pt/intervalos-em-cancoes
https://www.jazzbossa.com/intervalos-musicais/