Exercício matador para dominar dominantes

No começo desse vídeo aí da aula 06 do curso “Harmonia da canção brasileira – HCB” , você ouviu a introdução do Chorinho para ele, do Hermeto Paschoal. O Hermeto propõe uma sequência na melodia que segue vários dominantes encadeados tocando o fragmento: 1, 2M, 3M e 5J, começando pelo Fá:

|| F7 Bb7 | Eb7 Ab7 | Db7 C7 | F Eb7 D7 ||

Chorinho para ele – Introdução

É sobre esses acordes que vamos tocar e pensar hoje, então é hora de botar a mão na massa:

Vamos jogar um jogo

  1. Na primeira parte da atividade, um acorde por compasso vai aparecer na tela.
  2. Você vai tocar não o acorde em si, mas seu dominante, ou seja, o desafio é ver uma cifra e tocar outro acorde no seu lugar, pensando rapidamente na sua dominante (seu quinto grau com 7). Faça no andamento que for melhor pra você, não importa quão lento precise ser. Depois você aumenta gradualmente pra melhorar seu tempo de resposta. O segredo é olhar sempre o acorde da frente, e também pensar nele, e não no compasso atual.
  3. Escolha um dos três ritmos: Baião, Choro ou Bossa nova. Use o metrônomo ou uma backing track.
  4. Na segunda parte da atividade, volte e toque um tempo de dominante e outro tempo do acorde de resolução.
  5. Recomece e faça sua própria combinação, definindo uma receita para gerar acordes embaralhados. A minha foi a seguinte:
    1. escolha um outro ritmo;
    2. escolha um acorde para começar sua sequência de 16 compassos. Cada compasso deve ter um acorde inicialmente, mas aumente para dois acordes por compasso se achar necessário e desafiador;
    3. defina um modo pro acorde 01: maior ou menor;
    4. os dois próximos acordes podem ser de qualquer modo, mas vamos ficar só nas tríades;
    5. a fundamental dos dois próximos acordes a partir do primeiro deve obedecer diatônicamente o primeiro acorde, ex: Cm – Eb – G. Note que Eb e G podem ser de qualquer modo;
    6. o quarto acorde deve ser um tom acima do primeiro;
    7. o quinto acorde deve ser uma terça menor ou maior acima do quarto acorde (ou uma 4J/# acima do primeiro);
    8. estabeleça o último acorde como o dominante do próximo, no compasso 16, e insira um ritornello pra voltar pro primeiro e repetir toda a sequência.

Perceba que não há uma melodia acompanhando, nem uma ordem tonal tradicional na sequência dos acordes ainda que na minha receita, a sugestão é empilhar acordes diatonicamente, independentemente do modo. De qualquer forma, a ideia é embaralhar coisas desconexas e depois costurar com os dominantes.

Procure gravar com seu celular e postar aqui nos comentários, assim a aprendizagem fica muito mais legal, e você se torna protagonista do seu próprio processo. Que tal?
Tem dúvidas, comentários ou sugestões? Solta aí pra nós e compartilha com os amigos!

Deixe um comentário

6 + 1 =