10.Dilermando Reis (1916-1977)
Nascido em Guaratinguetá, São Paulo, Dilermando Reis foi um dos mais influentes violonistas brasileiros, conhecido por suas composições e interpretações de choros e valsas. Sua técnica apurada e estilo melodioso contribuíram para popularizar o violão no Brasil. Vendeu muitos discos.
09.João Pernambuco (1883–1947)
Natural de Jatobá, Pernambuco, João Pernambuco foi um compositor e violonista autodidata. Integrante do grupo “Oito Batutas”, suas obras, como “Sons de Carrilhões”, são fundamentais no repertório do violão brasileiro. Ele é um dos pilares da música brasileira. Sua obra reflete a beleza e a sofísticação da música popular brasileira. Seu choro, em particular, é considerado um marco no gênero.
08.Dino 7 cordas (1918-2006)
Carioca, Dino foi um mestre do violão de sete cordas de aço, instrumento que ajudou a consolidar no choro e no samba. Sua habilidade em criar linhas de baixo complexas influenciou gerações de músicos. Gravou com a maior parte dos artistas importantes da música popular do século XX. Dino fez escola.
07.Marco Pereira (1956)
Nascido em São Paulo, Marco Pereira é um dos maiores violonistas e compositores brasileiros, reconhecido mundialmente. Nascido em São Paulo, ele une em sua obra a riqueza da música popular brasileira, como o choro, samba e bossa nova, com a sofisticação da música erudita e do jazz. Formado pela Universidade de Paris-Sorbonne, onde concluiu seu doutorado, Tradição e modernidade se misturam em arranjos criativos e composições marcantes. Além de intérprete virtuoso, é também um pedagogo respeitado, tendo contribuído com métodos e estudos sobre o violão. Com um legado que inspira gerações, Marco Pereira é um verdadeiro embaixador do violão brasileiro.
6.Garoto (1915-1955)
Paulista de São Paulo, Garoto foi um prodígio do violão e do cavaquinho. Pioneiro na fusão de música brasileira com jazz, suas composições, como “Duas Contas”, são referência até hoje. Um dos responsáveis por começar a romper com a fronteira entre a música brasileira mais tradicionalista e o jazz, foi um gênio precoce.
05.Paulo Belinati (1950)
Nascido em São Paulo, Bellinati é violonista, compositor e arranjador. Destaca-se por suas pesquisas sobre música brasileira e por obras como “Jongo”, baseada em ritmos afro-brasileiros. Carrega nas costas todo um legado do violão com décadas de carreira.
04.Yamandu Costa (1980)
Gaúcho de Passo Fundo, Yamandu é conhecido por sua técnica virtuosa no violão de sete cordas. Seu repertório abrange choro, samba, tango e música gaúcha, evidenciando sua versatilidade e origens. De família de músicos, praticamente nasce inserido nesse universo. Tem uma carreira frenética e muito ativa, vive em turnê e grava com todo tipo de músicos pelo mundo
03.Baden Powell (1937-2000)
Carioca, Baden Powell foi um dos maiores violonistas do Brasil, conhecido por suas parcerias com Vinicius de Moraes. Suas composições, como “Samba em Prelúdio”, são clássicos da música brasileira. Teve ainda diversos parceiros e também fez escola com os Afrosambas
02.Guinga (1962–1995)
Nascido no Rio de Janeiro, Guinga é compositor e violonista, conhecido por suas harmonias sofisticadas e melodias complexas. Suas obras são interpretadas por diversos artistas renomados, e mundialmente reconhecida, exceto no Brasil. Guinga inventa um violão impressionista carioca e Debussyniano.
01.Raphael Rabello (1962–1995)
Raphael Rabello foi um virtuose do violão de sete cordas. Destacou-se no choro e no samba, deixando um legado significativo apesar de sua curta carreira.
Esses músicos não apenas transformaram o violão brasileiro, mas também deixaram um legado duradouro que continua a influenciar novas gerações de artistas, assegurando que a rica tradição musical do Brasil permaneça vibrante e em constante evolução.